domingo, 08 de setembro de 2024
08/set/2024

Audiência Pública de Cultura em São Sebastião do Tocantins Define Plano Anual de Aplicação de Recursos

sexta, 28 de junho de 2024

Em uma noite repleta de discussões e planejamento, o município de São Sebastião do Tocantins realizou uma audiência pública no dia 22 de maio de 2024, com a presença do Conselho de Cultura e diversos fazedores e fazedoras de cultura locais. O encontro, que aconteceu no auditório da UBS Angelita Ramos às 19:00 horas, teve como objetivo a elaboração do Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR) da Política Nacional Aldir Blanc, referente ao período de 2023 a 2024.
O evento foi amplamente divulgado nas redes sociais da Diretoria de Cultura e da Prefeitura Municipal, garantindo a participação ativa da comunidade. A Diretora de Cultura, Hanari Tavares, iniciou o cerimonial agradecendo às artesãs pelas obras expostas e aos professores Edna Pereira e Antonio Carlos pelo momento cultural de abertura.
O Presidente do Conselho de Cultura, Professor, cantor e compositor Antônio Carlos dos Santos, destacou a importância do encontro para a classe artística, enfatizando a transparência e valorização da cultura local. A presidente das artesãs, Joanice de Sousa Santos Lopes, parabenizou a gestão pela iniciativa e ressaltou a necessidade de mais investimentos para a classe, especialmente em infraestrutura e materiais de exposição.
A vereadora Josileide Fernandes Lima também elogiou o trabalho da Diretoria de Cultura e o Prefeito Adriano Rodrigues de Morais reforçou o compromisso da administração com a correta aplicação dos recursos, anunciando ainda a inauguração iminente de um Centro de Eventos que beneficiará a comunidade cultural.
Durante a audiência, foram discutidas e definidas as diretrizes para a aplicação dos recursos disponíveis, totalizando R$ 44.557,78. Foi decidido que 20% deste valor será destinado a atividades em áreas periféricas, urbanas e rurais, conforme a Lei 14.399/2022. A artesã Raimundinha sugeriu, e teve aprovação unânime, a realização do "Cinema na Rua Antonio Saraiva" e um festival cultural no Projeto de Assentamento Nova Estrela, além do lançamento do Edital de Premiação de Mestras da Cultura Popular.
O restante do montante será utilizado para equipar o novo centro de eventos com estrutura de som (R$ 30.000,00) e para fomentar um projeto cultural (R$ 3.864,78). A audiência pública foi encerrada com agradecimentos e a assinatura da ficha de presença pelos participantes.
Este evento reafirma o compromisso de São Sebastião do Tocantins com a cultura, demonstrando transparência e inclusão na aplicação de recursos, fortalecendo ainda mais a identidade cultural do município.

Avenida Imperatriz, 515
/ Whatsapp: 63 9942-8362